Pular para o conteúdo
Início » Jesus Desceu ao Inferno Para Pregar: Tudo Sobre

Jesus Desceu ao Inferno Para Pregar: Tudo Sobre

Jesus-Desceu-ao-Inferno-Para-Pregar
Compartilhe:

Quando o assunto é a descida de Jesus Cristo aos inferno após a sua morte para pregar aos aprisionados, a falta de referências mais explícitas nas escrituras deixa algumas dúvidas a respeito. Por isso, neste artigo vou esclarecer se Jesus desceu ao inferno para pregar e tudo que aconteceu entre a crucificação e sua ressurreição!

O que Jesus fez enquanto esteve morto?

Nas escrituras bíblicas não há evidências do que Jesus fez após ser morto na cruz. Analisando a Bíblia, ela não é clara sobre se Jesus pregou no inferno no período entre usa morte a ressurreição. O tema surge em poucos versículos, que acabam se contradizendo em alguns pontos. Mas uma coisa é fato: depois da morte não há mais chance de arrependimento e salvação, conforme explica Hebreus 9:27-28. A ideia de que Jesus pregou no inferno vem a partir de uma interpretação do apóstolo Pedro.

Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água.

1 Pedro 3:18-20

Na Bíblia, fala-se que Jesus desceu ao Hades, que em tradução significa inferno e mundo dos mortos. Ou seja, Jesus esteve morto e teve a mesma experiência que os homens têm. Porém, o filho de Deus não ficou no mundo dos mortos e ressuscitou. Sendo assim, quando a Bíblia menciona que Jesus morreu de verdade, não significa dizer que ele tenha ido para o tormento do inferno.

Efésios 4:9-10

9 Ora, isto — que subiu — o que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas

Jesus desceu ao inferno para pregar

Uma das principais teorias após a morte de Jesus é de que ele tenha pregado aos anjos caídos que estão presos no inferno, também citado na Bíblia como “Sheol” ou “Hades”. Segundo a crença de que Jesus tenha descido ao inferno para pregar aos espíritos aprisionados, ele declarou sua vitória sobre a morte e vivificado em espírito.

Jesus foi até aqueles que estavam em prisão e anunciou sua mensagem de salvação para espíritos que viveram antes da morte de Cristo e que não haviam ouvido o evangelho. Em sua vitória sobre a morte, Jesus teria levado a salvação a esses espíritos e ofereceu a eles a oportunidade de conhecer a verdade e a esperança em Deus. Esse ato também pode expressar o imenso amor e misericórdia de Jesus que se estendeu até mesmo para aqueles que já haviam morrido.

Ao ressuscitar, Jesus venceu e destruiu o poder da morte, ou seja, a partir de então, quem se arrepende dos pecados e aceita Jesus como único e suficiente salvador não precisa mais temer a morte.

Jesus-Desceu-ao-Inferno-Para-Pregar-_1_
As interpretações sobre a pregação de Cristo no inferno aparecem em diversos trechos da Bíblia

Mas quem eram os espíritos aprisionados?

Estes espíritos citados por Pedro no capítulo 3, seriam pessoas que viveram em rebeldia e ainda no capítulo 4 de Pedro, eles são citados como mortos. Sendo assim, trata-se de pessoas que viveram sem Deus e sem Cristo e morreram sem conhecer o Evangelho.

Acredita-se também que a pregação de Jesus tenha sido feita por Noé como profeta aos mortos, através do Espírito de Cristo. Sendo assim, o próprio Senhor teria falado aos espíritos aprisionados por intermédio de Noé.

O inferno já existe?

A primeira reflexão que temos que fazer é: como Jesus Cristo poderia ir ao inferno, sendo que o inferno só será inaugurado quando Deus lançar Satanás e seus anjos no inferno?

Para começar, o entendimento sobre inferno varia segundo o sentido e a interpretação da palavra. O termo “inferno” pode ser também interpretado como a habitação dos mortos, ou ainda a sepultura, por exemplo. Mas também “inferno” pode significar lugar de tormento para as almas dos ímpios e pecadores ou ainda uma prisão específica para semi-deuses.

Porém, nas escrituras, fala-se que quem vai estrear o inferno é a Besta e o falso profeta e depois, claro, quando Satanás for liberado de sua prisão será lançado ao inferno junto dos ímpios e pecadores.

Jesus-Desceu-ao-Inferno-Para-Pregar-_2_
Jesus teve vitória sobre a morte e demonstrou o poder e o caminho da vida eterna em Cristo

Questões sobre a ida de Jesus ao inferno

Por que Jesus Cristo desceu ao inferno?

As interpretações das razões pelas quais Jesus desceu ao inferno são amplas. Acredita-se que ele tenha ido para dar redenção e salvação aos espíritos dos mortos que não conheceram o Evangelho antes de sua chegada. A pregação de Cristo no inferno também pode simbolizar a redenção dos cristãos, pois Jesus sentiu na pele as consequências dos pecados que ele redimiu.

Onde está escrito que Jesus pregou no inferno?

Em 1 Pedro 3:18-20, o apóstolo de Jesus Cristo cita que Jesus sofreu pelos pecados uma vez por todas, como justo, sofreu pelos injustos. Tudo isso para nos conduzir a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito. O trecho ainda cita que Jesus pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo haviam desobedecido, quando Deus esperava com paciência nos dias de Noé.

O que Jesus pregou sobre o inferno?

Em diversos trechos Jesus alerta sobre o inferno e a destruição eterna, onde há choro e ranger de dentes. Os versículos podem ser conferidos em Mateus 5.22, Mateus 7.13, Mateus 8.12. Cristo pregou sobre a condenação do pecado e salvação pela vida eterna com Deus.

Links relevantes sobre a vitória de Cristo sobre a morte

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *