Pular para o conteúdo
Início » Características dos Discípulos de Jesus

Características dos Discípulos de Jesus

Características-dos-Discípulos-de-Jesus
Compartilhe:

Cada um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus Cristo desempenhou um papel significativo para o começo do Cristianismo. Eles foram os escolhidos para anunciar as boas notícias do Evangelho par ao mundo inteiro. Por isso, o significado de apóstolo é “enviado” e estes discípulos seguiram os ensinamentos do mestre Jesus em sua trajetória espalhando a palavra de Deus e os milagres para o povo.

Os apóstolos de Jesus eram pessoas simples, de pescadores a trabalhadores comuns, que foram usados por Deus para levar a mensagem de salvação de Jesus até os dias de hoje. Eles eram pessoas normais, com defeitos e qualidades como qualquer um de nós. Inclusive, alguns deles, eram vistas como pessoas estranhas e que sofriam algum tipo de exclusão social. Mas mesmo assim, com acertos e erros humanos, eles foram escolhidos. Confira a personalidade de cada um dos apóstolos de Cristo e conheça as características dos discípulos de Jesus.

Leia também:

Características-dos-Discípulos-de-Jesus-_1_
Todos os pecadores, rejeitados e imperfeitos foram escolhidos por Jesus para espalharem o Evangelho

A impulsividade de Pedro, o pescador de homens

Uma das características mais fortes do apóstolo Simão Pedro era a sua impulsividade. Quando Jesus foi preso, por exemplo, Pedro agiu sem pensar e acabou cortando a orelha de um soldado romano (João 18:10). Mas mesmo com seus defeitos e sua impulsividade, Pedro tinha uma fé inabalável e se transformou num verdadeiro pescador de homens para a salvação em Jesus Cristo.

Simão Pedro nasceu em Betsaida, mas morava em Cafarnaum, na Galiléia. De profissão, exercia o trabalho de pescador. Mesmo tendo pouco estudo, ele foi o primeiro líder da igreja cristã e escreveu as epístolas que levam o seu nome. Mesmo sendo muito impulsivo, Pedro era muito amoroso, tímido, explosivo e tinha um pouco de dificuldade de compreender os ensinamentos de Jesus.

O apóstolo Pedro é bastante lembrado por sua confissão de fé em Jesus como o Cristo e também por sua negação de Jesus durante o processo de crucificação do messias, especialmente entre os Judeus. Com seu perfil impulsito, ele tinha sentimentos fortes e tomava decisões súbitas. Pedro tinha um perfil ativador e tinha ações rápidas, sempre movido pelo seu senso de fazer as coisas o mais rápido possível. Impaciente, inquieto, ansioso, mas um homem de Deus!

Judas Iscariotes, o traidor

Nascido na Judeia e dono de um perfil idealizador, Judas era intuitivo e muito criativo. Gostava de pensar no futuro e era um dos mais instruídos entre os discípulos de Cristo. Judas tinha dificuldade em entender a si mesmo e não costumava ser sincero consigo mesmo. Era muito organizado e tinha muita paciência ao lidar com as situações cotidianas. Devido a todas estas qualidades, Judas desempenhou o papel de tesoureiro do grupo apostólico.

Judas era um financista muito eficiente e nunca foi criticado por seu trabalho diante os demais discípulos. Como apóstolo de Cristo, ele acreditava em Jesus, mas talvez não tenha amado seu Mestre com todo o coração, como os demais apóstolos do filho de Deus. Devido a isso, sua percepção de valores, confiança e lealdade eram imperfeitos. Judas traiu Jesus, beijando o seu rosto para lhe entregar aos fariseus por 30 moedas de prata, entregando Cristo a crucificação. Arrependido, Judas não buscou o perdão por meio de Jesus à Deus. Pelo contrário, diante do remorso, em seu último ato de egoísmo, Judas tirou a própria vida.

Judas Tadeu, o filho de Tiago

Nascido no século 1 d.C na Galileia, Judas Tadeu não deve ser confundido com Judas Iscariotes. Judas Tadeu era filho de Tiago e tinha um coração grande, bondoso e generoso. Sempre buscou a harmonia no grupo, sendo muito querido por todos. Judas Tadeu era um exemplo de humildade, sensibilidade e simplicidade. Estava sempre pronto para ajudar os demais e era muito aceito por todo povo da época. Judas Tadeu morreu martirizado por sua fé em Cristo, na Pérsia.

Tiago, o primeiro mártir entre os apóstolos

Tiago foi filho de Zebedeu e era conhecido por seu perfil idealizador. Tinha um pensamento muito criativo e intuitivo. Tiago era o irmão mais velho do apóstolo João e conhecido como “Tiago, o maior”, para se diferenciar dos demais Tiago. Em Lucas 9:54, Tiago questionou Jesus se ele deveria orar para que um povoado samaritano fosse destruído. Tiago foi um dos apóstolos mais íntimos de Jesus e se tornou no primeiro mártir entre os discípulos de Cristo e morreu pela espada de Herodes Agripa I, após pregar o Evangelho por toda Judeia.

Mateus, o cobrador de impostos

Natural de Cafarnaum e dono de um coração ambicioso, Mateus atuava como cobrador de impostos antes de se tornar discípulo de Jesus. Ele é um bom exemplo de que ninguém está fora do alcance de alcançar a graça de Deus e ser escolhido por Jesus. Alguns também o chamavam de Levi e ele desempenho um papel fundamental na preservação dos ensinamentos de Jesus através de seu Evangelho.

Era dono de um perfil muito comunicativo e tinha bons relacionamentos. Sua generosidade servia de exemplo para todos, porém Mateus buscava aceitação social, mesmo já tendo o reconhecimento dos demais discípulos. Este apóstolo esteve presente após a ressurreição de Jesus e sua ascensão ao céu. Ele pregou o Evangelho pela Judeia, no Egito, na Etiópia e na Pártia.

João, o discípulo amado

Irmão de Tiago, João era natural de Betsaida e participou de muitos eventos sagrados ao lado de Jesus, incluindo a crucificação. Além do Evangelho de João e as epístolas de João, este discípulo de Cristo também escreveu o Livro do Apocalipse. Conhecido também como “o discípulo amado”, segundo os Evangelhos, João era sensível e tinha um excelente relacionamento com Jesus.

Tamanha era o seu caráter, que recebeu a incumbência de cuidar de Maria, a mãe de Jesus. Mesmo tendo tantas qualidades, João também tinha defeitos, como qualquer um dos apóstolos ou qualquer um de nós. João constantemente precisava da aceitação e do reconhecimento do grupo. Após a morte de Jesus, João foi levado a Ilha de Patmos, onde teve as visões e as revelações das cartas do Apocalipse para as sete Igrejas da Ásia. João teve morte natural, próximo dos 100 anos de idade e, devido a isso, foi o único apóstolo que não foi martirizado.

André, irmão de Pedro e homem zeloso

Antes de Jesus, André era discípulo de João Batista. Primeiro apóstolo de Cristo a receber o chamado, André foi responsável por apresentar Pedro à Jesus. Por ser irmão de Pedro, era também sócio na indústria de pesca em que atuavam antes de virarem “pescadores de homens”. André era um homem zeloso, sincero e muito dedicado em sua missão como apóstolo de Cristo. André quis ver o projeto do reino realizado e realizou seu ministério de forma completa: com início, meio e fim. Foi martirizado em uma cruz em forma de “X”.

Tomé

Tomé duvidou da ressurreição de Jesus. Porém depois de pedir para ver e tocar as feridas de Jesus, ele encontro o próprio Cristo ressuscitado e proclamou a sua fé dizendo “Meu Senhor, meu Deus!”. Tomé tinha uma personalidade de um homem organizado, movido pela ordem, pelo controle e segurança. Era um discípulo detalhista e analítico.

Tomé era responsável por planejar e organizar o itinerário dos apóstolos durante as evangelizações. Antes do chamado de Jesus, era um homem de negócios e sempre se manteve responsável e leal ao seu ministério. Por ser lógico e um tanto cético, acabou duvidando da ressurreição, mas logo foi surpreendido pelo próprio Cristo em carne e osso: vivo!

Simão Zelote, um revolucionário

Simão é associado pelo movimento político-religioso dos Zelotes, pessoas que resistiam à ocupação romanda na Palestina. Com seu perfil ativo, era conhecido por ser impulsivo e muito prático: um verdadeiro rebelde iconoclasta. Judeu nacionalista e um entusiasta da salvação, Simão sempre se identificou com protestos e movimentos. Pregou o evangelho e fazia tudo com muita motivação e um senso de urgência. Morreu crucificado na Pérsia.

O grupo do Zelote buscava a independência judaica e Simão era visto como um rebelde pelo império romano. Por ter sido escolhido por Jesus, isso mostra como as diferenças podem ser superadas por meio do amor infinito de Deus.

Natanael, um comunicador nato

Natanael era filho de Bartolomeu e era muito comunicativo. Uma outra característica muito forte em Natanael era sua sinceridade. Ele não tinha nenhum receio de fazer perguntas complexas para Jesus e buscava entender de forma profunda os ensinamentos de seu Mestre. Sua morte foi bastante trágica, sendo esfolado vivo pelos bárbaros e acabou sendo decapitado.

Filipe, o tímido

Mais um pescador de peixes que acabou se tornando em pescador de homens, Filipe nasceu em Betsaida e era muito tímido. De começo, se mostrou um tanto quanto incrédulo em relação à Cristo. Mas depois de conhecer Jesus foi sempre movido por uma fé inabalável. Seu papel principal foi levar o Cristianismo para além das fronteiras judaicas. Entre os apóstolos ele era responsável pela logística do grupo, devido o seu jeito sistemático de cumprir tarefas e funções designadas por Jesus. Ele morreu, assim como os demais, como um mártir.

Tiago, o pequeno

Filho de Alfeu, Tiago era conhecido como “Tiago Menor”, para se diferenciar do outro apóstolo de mesmo nome. Muitos estudos apontam que ele era irmão gêmeo de Judas Tadeu e compartilhavam das mesmas qualidades, tais como: bondade, generosidade e perfil comunicativo. Há duas versões sobre sua morte: uma de que foi apedrejado e morreu com uma paulada. A outra hipótese é de que tenha sido crucificado no Egito.

Links importantes sobre os apóstolos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *