Pular para o conteúdo
Início » Jesus Perdoou Judas: Saiba Tudo Sobre

Jesus Perdoou Judas: Saiba Tudo Sobre

Jesus-Perdoou-Judas
Compartilhe:

A dúvida de que Jesus perdoou Judas ou não gera debates e linhas de raciocínio sobre o tema. De um lado, há quem acredite que Deus perdoa a todos. Porém, de outro lado, há quem diga que não existe perdão sem arrependimento. Sendo assim, Judas teria ficado apenas no remorso e, por isso, decidiu tirar a própria vida para aliviar a dor de seu erro. Mas quem está certo? O que a Bíblia diz sobre o assunto. Fique comigo até o fim deste artigo que lhe explicarei de forma fundamentada tudo a respeito sobre a relação de Judas com Jesus.

Diferença entre arrependimento e remorso: o que perdoar em Judas?

Judas é um exemplo claro de alguém que sentiu uma profunda tristeza pelo erro cometido, porém, ele não teve coragem e nem humildade suficiente para pedir perdão pela traição contra Jesus. Pelo contrário, em vezes de implorar pelo perdão de Deus por meio de Cristo, Judas deixou sua angústia tomar conta a tal ponto que decidiu tirar a própria vida.

Esta é uma consequência do remorso e mostra claramente a diferença entre este sentimento com o arrependimento. O arrependimento gera uma atitude prática para solucionar o erro cometido. Caso isso não seja feito, significa que houve apenas remorso. Sendo assim, o remorso pode tanto cair no esquecimento, quanto pode gerar uma forte depressão, como foi o caso de Judas.

Jesus-Perdoou-Judas-_1_
Judas traiu Jesus por 30 moedas de pratas dadas pelos fariseus

Arrependimento exige atitude

O arrependimento exige uma atitude contrária ao erro: uma mudança de pensamento e de direção. Quem se arrepende, de verdade, reconhece o erro e se mostra disposto a enfrentar todas as consequências necessárias para corrigir este erro.

O apóstolo Pedro é um bom exemplo de arrependimento. Após ter negado Jesus Cristo por três vezes, se sentiu triste e envergonha por seu ato falho, mas buscou se reconciliar com Jesus. Ou seja, ele não permaneceu no campo das emoções e buscou se reconciliar com Jesus cristo por meio do perdão e nunca mais voltou a negar Cristo.

Aliás, pelo contrário, o arrependimento do apóstolo Pedro tornou ele numa das maiores testemunhas de Jesus Cristo na história da humanidade. E para além disso, Pedro acabou cumprindo sua promessa a Jesus, de que morreria por ele, se fosse necessário.

A salvação não está no remorso

Se Judas tivesse se arrependido de coração, até mesmo ele teria sido perdoa por Deus através de Jesus Cristo. Porém, sem arrependimento não há perdão ou restauração. Judas teve a oportunidade de ficar de joelhos e implorar o perdão de Deus pela traição feita a Jesus, mas não fez isso. Porque o medo que ficou diante de seu ato terrível fez com que apenas devolvesse o dinheiro aos fariseus. Judas não se arrependeu de ter traído Jesus, ele preferiu ter seu último ato de egoísmo tirando a própria vida.

Jesus deu o perdão para Judas?

Jesus-Perdoou-Judas-_2_
Em seu último ato de egoísmo, Judas tirou a própria vida em vez de pedir perdão para Cristo

A Bíblia é clara e o próprio Jesus afirma para Judas: “O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele que por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!”. Sendo assim, desde antes da concepção de Judas, já estava determinado que ele trairia Jesus e que Cristo morreria na cruz por nossos pecados e ressuscitaria em seguida para nos dar a redenção.

No entanto, embora já estivesse predestinado que Judas trairia Jesus, isso não lhe absolve do castigo que sofreria por suas ações. Porque Deus dá o livre arbítrio e Judas fez suas próprias escolhas e elas foram as fontes de sua própria condenação. Judas caminhou ao lado de Jesus por quase três anos e teve muitas oportunidades para a salvação para o arrependimento, mas não o fez.

A traição de Judas contra Jesus

Durante a ceia de Páscoa com seus apóstolos, Jesus avisou os discípulos que entre eles havia um seguidor que iria traí-lo. Neste momento, João e Pedro tentam identificar quem poderia ser este traidor, mas não conseguem. Então, Cristo complementa dizendo que o traidor será aquele que comerá na mesma mesa dos demais. A partir disso, quando Judas Iscariotes comeu um pedaço do pão molhado com vinho dado por Jesus ele foi tomado por Satanás. Seguindo os planos de Deus, Jesus ainda diz para Judas fazer o que tinha que ser feito. Porém, os apóstolos haviam pensado que Jesus havia pedido para Judas comprar algo.

Assim que Judas deixou a mesa e saiu do meio dos apóstolos, Jesus de graças a deus pela glória que receberia a partir daquele momento. Os discípulos ficaram sem entender o que estava acontecendo, então, Jesus lhes explicou que para o lugar onde iria não poderia levá-los ainda naquele momento.

Além do beijo dado no rosto de Jesus para identificar quem era o messias aos fariseus, em outra parte da Bíblia Judas critica o desperdício do bálsamo que a mãe de Jesus, maria, usou para ungir os pés de Cristo. Ou seja, Judas fez tudo errado e não teve como voltar atrás. Por outro lado, Pedro fez tudo errado, mas encontrou em Jesus o caminho do perdão e da misericórdia.

Conclusão sobre o perdão de Jesus para Judas

Sem sombra de dúvidas, Jesus perdoaria Judas. Cristo disse que quem o renegasse na terra também seria renegado no céu. Se fosse simplesmente por isso, Pedro também estaria condenado por ter negado Jesus por três vezes. Porém, Jesus moldou o coração de Pedro para que ele percebesse seus erros. Diferente de Pedro, Judas não se deixou moldar e por isso não conseguiu buscar o perdão.

O mesmo perdão que Jesus deu para Pedro e todos os pecadores na cruz também deve ter sido dado para Judas. Mas, em seu último ato de egoísmo de tirar a própria vida, Judas não foi capaz de ouvir o perdão de Jesus.

Principais questionamentos sobre Judas

Porque Jesus não perdoou Judas?

Judas não se arrependeu de ter traído Jesus. Diferente do arrependimento que gera uma ação para fazer o que for necessário para redimir o erro cometido, Judas ficou apenas no remorso. Ele devolveu as 30 moedas de prata para os fariseus, mas não pediu perdão para Cristo e decidiu tirar a própria vida.

O que aconteceu com Judas após entregar Jesus?

Depois de entregar Jesus aos fariseus, Judas foi tomado pelo sentimento de remorso. Em vez de buscar em Jesus o perdão com Deus para a salvação, ele tirou a própria vida. Judas foi substituído pelo apóstolo Matias.

Leia também:

Links sobre o perdão de Judas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *